« Voltar
Sicoob
Bancos

Sicoob

Projeto de videomonitoramento, com tecnologia IP somada a um analítico de reconhecimento facial.

Maior cooperativa de crédito do País, a Sicoob Credicitrus inovou em seu videomonitoramento e utilizou a tecnologia IP somada a um analítico de reconhecimento facial para melhorar o atendimento aos clientes nas agências. O projeto inédito foi desenvolvido pela Teleinfo, que ouviu a instituição financeira para encontrar a tecnologia perfeita para atender as expectativas da área comercial, que seria a maior beneficiada com as imagens.
A Teleinfo assessorou tecnicamente o setor de tecnologia da informação do Credicitrus na identificação do modelo de câmera e no cálculo da lente para um reconhecimento facial mais certeiro, uma vez que cada agência conta com condições de iluminação únicas, incidência de luz direta em diferentes etapas do dia, além de projetos arquitetônicos distintos. As câmeras Axis se mostraram as mais adequadas e foram instaladas na entrada principal das agências.
O modelo M1124 recebeu uma alteração solicitada pela Teleinfo: novas lentes. A equipe técnica da empresa atestou que, para a aplicação específica do sistema, eram necessárias lentes especiais para obter o máximo de retorno do algoritmo. Outro fator decisivo, além da possibilidade de personalização do equipamento e da tecnologia IP, é o recurso de WDR Forense, que permite que todos os detalhes sejam capturados em áreas escuras e claras ao mesmo tempo, mesmo em cenas com condições de iluminação muito complexas.
“Na fase de análise do melhor conjunto de câmera e lente precisamos entender as características e necessidade técnicas do software, e usar nossa expertise e ferramentas de projeto da Axis. Assim, identificamos a melhor plataforma tecnológica para que o algoritmo de reconhecimento facial embarcado na câmera tivesse seu processamento no nível requerido e, consequentemente, sua assertividade equalizada com as expectativas de aplicação do cliente”, explica Marco Antonio Rodrigues Avelar, diretor de Integração e Tecnologias Avançadas da Teleinfo.

 

Melhorias

 

Personalização e ganhos comerciais

 

Com a tecnologia, os colaboradores do ponto de atendimento puderam atender os clientes de forma personalizada e direta. Por meio do reconhecimento facial, o sistema consegue antecipar as demandas do cooperado, que não precisa explicar novamente o que busca. Ao mesmo tempo, os não-cadastrados (não-clientes) recebem uma atenção especial, com resposta às principais dúvidas.

No futuro será possível integrar essas imagens ao sistema de CFTV e usar os analíticos de vídeo também para a segurança da agência. Porém, o uso inovador da tecnologia IP e de análise trouxe ganhos comerciais ao Credicitrus, mostrando que as imagens são uma ferramenta importante para todos os setores – muito além da segurança.

 

Sobre o projeto

 

Câmeras Axis M1124, com alteração de lentes solicitada pela Teleinfo e funcionalidades como:
– WDR Forense, que permite com que todos os detalhes sejam capturados em áreas escuras e claras ao mesmo tempo, mesmo em cenas com condições de iluminação muito complexas;
– Tecnologia IP;
– Reconhecimento facial.


Outros Cases